Clínica de Estética Odontológica, Dentaria em Valinhos
  • Tiger
  • Macaw
  • Bald Eagle
  • Panda
A Doença Periodontal e suas complicações

A Doença Periodontal e suas complicações

Doença periodontal é uma infecção que acomete o osso e demais tecidos que suportam o dente. Sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, ou biofilme dental. No entanto, outros fatores, como o fumo e o diabetes, podem acelerar o ritmo de destruição óssea. Sem tratamento, a doença periodontal leva à formação de bolsas periodontais, sangramento gengival, mobilidade dos dentes e, por fim, à perda do dente. Fique atento a alguns sinais característicos da doença periodontal:
sangramento gengival
sangramento gengival;
mau hálito persistente (halitose)
mau hálito persistente (halitose);
gengivas vermelhas, inflamadas e sensíveis
gengivas vermelhas, inflamadas e sensíveis;
retração gengival
retração gengival;
presença de secreção purulenta entre o dente e a gengiva
presença de secreção purulenta entre o dente e a gengiva;
mobilidade dentária
mobilidade dentária.
Fumantes apresentam maior risco de desenvolver doença periodontal em relação aos indivíduos não fumantes. Além disso, apresentam maior destruição dos tecidos periodontais quando comparados aos não fumantes. Isso ocorre basicamente porque apresentam deficiências na resposta imunológica e inflamatória. Algumas características podem ser notadas no indivíduo fumante dependendo da freqüência e da quantidade de cigarros consumidos por dia; como gengiva mais fibrótica, com aspecto ressecado, além de retrações gengivais, acúmulo de manchas marrons ou enegrecidas nos dentes e maior acúmulo de tártaro, podendo também apresentar halitose (mau hálito).

Os diabéticos apresentam até três vezes mais risco de desenvolverem doença periodontal dos que os indivíduos não diabéticos. Além do efeito do diabetes sobre a doença periodontal, o inverso também acontece. Indivíduos diabéticos que apresentam doença periodontal têm pior controle metabólico do que diabéticos sem doença periodontal. Isso acontece porque, como qualquer outra infecção, a doença periodontal aumenta a resistência tecidual à insulina.

Há também a relação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares. Isso ocorre quando os microorganismos causadores da doença periodontal alcançam a corrente sanguínea e colocam o indivíduo em risco para desenvolver o que chamamos de endocardite bacteriana (inflamação na membrana que reveste internamente o coração).

As doenças periodontais são diagnosticadas e tratadas pelo Periodontista – cirurgião dentista especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença periodontal.

Dr. Roni Marcio Agustinho.

Periodontia e Odontologia Estética.
Especialista em Periodontia.
Membro da Sociedade Brasileira de Periodontologia.
Clínica de Estética Odontológica, Dentaria em Valinhos
Rua Samuel Fragoso Coimbra,127
Valinhos - São Paulo
Clínica de Estética Odontológica, Dentaria em Valinhos
Telefone: (19) 3871-1815
Whatsapp: (19) 99546-6387
Valid XHTML 1.0 Transitional