VOCÊ SABE PORQUE RONCA E QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DESTE PROBLEMA ?
POSSO AJUDAR VOCÊ E SEUS FAMILIARES, POIS DENTRE OS TRATAMENTOS DO RONCO/APNEIA ESTÁ O APARELHO INTRABUCAL.
O ronco nada mais é do que a manifestação sonora de uma deficiência nas vias aéreas, as quais são bloqueadas parcialmente, resultando num ruído característico cuja altura depende das maiores ou menores dificuldades oferecidas a passagem de ar durante a respiração.
Quando você respira, o ar passa pelas vias aéreas para chegar aos pulmões, através de estruturas macias e flexíveis, como o palato mole, úvula, amídalas e língua.
Durante o dia, os músculos ao redor dessas estruturas as fortalecem e mantêm todas em seus lugares, para não ocorrer bloqueios na passagem do ar.
Durante o sono esses músculos relaxam, mas a passagem de ar se mantém livre o suficiente, para que o ar possa entrar e sair de seus pulmões.
Se essas estruturas são muito grandes ou se os músculos relaxam demais durante o sono, a passagem do ar pode ser parcialmente bloqueada. Se o ar conseguir ultrapassar esse bloqueio, as estruturas da garganta vibram, causando o som familiar do ronco.
Se as estruturas bloquearem completamente a passagem do ar, este não consegue chegar aos pulmões, isto é chamado Apnéia (significa "sem respiração").
Desde que os pulmões não estão conseguindo ar fresco, o cérebro comanda o corpo para acordar, em tempo suficiente para ativar os músculos e desbloquear a passagem do ar. Com um alto suspiro, a respiração começa novamente. Este processo pode se repetir várias vezes durante a noite, tornando o sono superficial e fragmentado. Mesmo não se recordando de ter acordado várias vezes à noite, você se sente cansado durante o dia, pois as apnéias ocorrem no estágio de sono chamado REM, nosso sono reparador, onde ocorre o total relaxamento muscular.
Os sintomas são :
Diurnos ;
Dor de cabeça, sonolência, perda de concentração
Noturnos :
Falta de sono reparador, suores noturnos, sono agitado
Dentre os tratamentos o menos invasivoé o uso do
aparelho intrabucal.
Os resultados com o
aparelho intrabucal têm sido altamente positivos, O tratamento consiste no uso do aparelho pelo paciente durante a noite, de forma a assegurar a abertura permanente das vias aéreas enquanto dorme, reposicionando a mandíbula e conseqüentemente reposicionando toda a musculatura orofaríngea.
Dra Simone C. Sella Seixas.
Endodontia, Odontologia Estética e Distúrbios do Sono.